terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Tutorial: Como fazer postes com ou sem luz para sua maquete.

Desde que comecei minha maquete havia sempre o interesse de colocar postes com luz, já que da um realismo enorme a maquete. Mas, encontrei um dificuldade tanto para achar postes com luz que parecessem com o padrão brasileiro ( aquele tradicional com lampada e madeira no alto para apoiar os cabos de energia), quanto também ao preço que são muito elevados. Então depois de muito tempo sem os postes decidi produzir os postes sem LED, ou seja apenas decorativo sem luz e um tempo depois retirei estes e produzi os poste agora com LED.
Aqui neste tutorial mostrarei como produzir tanto o poste sem luz (sem led), como também o com luz (com led), que atualmente está na minha maquete.




Poste sem Luz (sem led)

Este poste eu acabei fazendo primeiro uma vez que era mais fácil de fazer e não necessitava se preocupar com instalação de LEDs, fios, resistores, nem furar a mesa para passar os fios, mas tinha a desvantagem de não ser tão realista já que não ligava a luz, obviamente. 
Clique em "Mais informações" abaixo, para ver a postagem completa !





Materiais necessários:
  • Palitos de churrasco de madeira
  • Clipes de metal
  • Cola de madeira ou aquelas tintas de auto relevo
  • Tinta acrílica na cor cinza, marrom e branco
  • Cola branca 
  • Lixa (pode ser a de unha)
  • fio de costura
Ferramentas necessárias:
  • Alicate
  • Fogão ou outra fonte de chama
  • Pincel
  • lápis
  • régua
Produção:

  1. Corte, utilizando o alicate, o palito de churrasco no comprimento de 9 cm (Um poste mede em média 8 metros, passando para a escala HO, resulta em 9 cm) e com a lixa, faça o acabamento das extremidades para ficarem retas. Usará um por poste, então corte o numero de postes que deseja fazer.
  2. Agora pegue um clipe e recorte, com um alicate, pequenas hastes de 1,5 cm de comprimento, nas partes retas do clipe (2 para cada poste) e mais uma haste de 2,5 cm (1 para cada poste). obs.: as medidas são relativas ao seu gosto, tente fazer um e observe se você gosta ou não do tamanho, se não mude como melhor.
  3. Com os palitos cortados e as astes, pegue cada palito, escolha qual extremidade será o topo, e então meça e faça uma marca com o lápis a 0,5 cm, a 1 cm e a 2,5 cm da extremidade que será o topo do poste. A marca a 0,5 cm e 1 cm serão os lugares que ficarão as duas hastes paralelas menores de 1,5 cm, fazendo papel das madeiras que sustentam os fios, e a marca de 2,5 cm será a base da haste maior de 2,5 cm que fará o papel do haste que sustenta a lâmpada do poste. 
  4. Agora pegue uma das hastes de 1,5 cm e segure-a com o alicate em sua extremidade e então coloque-a sobre o fogo (No caso eu liguei uma das bocas do fogão e coloquei sobre as chamas). Em pouco tempo ele ficará vermelho. Quando estiver vermelho retire-o do fogo e encoste ele perpendicularmente (90 graus) no poste, na marca a 0,5 cm da extremidade, aplicando um pouco de pressão (deixe o palito deitado em uma superfície que não pegue fogo e segure o palito com a outra mão para impedir que ele escorregue na hora de encostar a haste incandescente). Você verá que a madeira começa a queimar no local e formar uma valeta. Depois de poucos segundo e com a valeta formada retire a haste e repita o mesmo procedimento com a outra haste de 1,5 cm na marca 1 cm da extremidade. Estas valetas serão onde se encaixará as mesmas hastes que você usou para forma-las. 
  5. Agora pegue a haste maior de 2,5cm e a coloque no fogo como antes, mas não a haste inteira, apenas uma das extremidades, e depois de avermelhar coloque tal extremidade na ultima marca a 2,5 cm do topo do poste (palito), na mesma orientação das hastes no topo, mas tomando cuidado para colocar não perpendicularmente ao poste, mas um pouco inclinado para cima como na imagem abaixo, fazendo um furo e depois tirando a haste. Agora vc terá duas valetas para encaixar o suportes que seguram os fios e um furo onde se encaixara a aste que sustenta a lâmpada do poste. Veja imagem abaixo.
  6. Depois que as hastes esfriaram, pegue a cola branca e cole as duas hastes de 1,5 cm nas valetas paralelas e cole a haste de 2,5 cm no buraco. A partir daqui já começa a aparecer um poste! 
  7. Depois que a cola branca secar pegue a cola de madeira ou tinta em relevo e aplique uma gota na extremidade da haste maior onde será a lampada do poste. Esta gota deve secar e formar um ovalado que será a lampada do poste. 
  8. Depois da cola de madeira ou tinta em relevo secar, é a hora de pintar. Pinte de cinza o palito de churrasco para imitar concreto , ou mantenha sem pintar se quiser imitar um poste de madeira. Depois pinte as duas hastes superiores de marrom imitando a madeira que sustenta os fios de energia. Para a haste de sustentação da lâmpada mantenha o prateado do clipe ou pinte de preto. Por fim pinte embaixo do ovalado da lâmpa de branco ou amarelo claro e em cima de preto ou prateado. Lembre-se, é importante testar e ver quais cores você gosta mais.
  9. Pronto. Agora faça todos os postes necessários. Para fixa-los sobre o isopor ou papelão use uma chave de fenda e abra um buraco, encaixe o poste e cole ( caso necessite pode ser usado um pedacinho de borracha ou outro material para firmar, calçar o poste no buraco). Em superfícies de madeira deve fazer um furo superficial para encaixar o poste.
  10. Depois de colado todos os postes, pegue fio de custura preto e pendure entre os postes e cole com cola branca. Coloque quantos fios quiser e tome cuidado para não deixar o fio nem muito caído, nem muito esticado. Como a cola branca demora um pouco para secar, é mais fácil passar os fios em um certa quantidade de poste e prender as extremidade dos fios em objetos relativamente pesados, como parafusos grande ou porcas, até que a cola seque. Isso evita você ficar segurando vários minutos o fio até que a cola seque. Pode também utilizar outra cola de secagem mais rápida.

Dúvida deixar nos comentários. Gostou, por favor compartilhe e ajude este blog a crescer! Obrigado

Poste com luz (com led)

Apesar de serem realistas, os postes sem luz do tutorial acima não se comparam aos com LED. As luzes trazem um realismo a mais a maquete, claro unidas as luzes dentro das contruções, sinaleiros etc...Mas há maior dificuldade em fazer.
Na minha opnião vale a pena, e não precisa se preocupar com parte elétrica, solda, etc...eu nunca tinha soldado dois fios antes de fazer estes poste e até hoje eles estão funcionando normalmente. Assim não fique com medo, não é tão difícil.
 Materiais necessários:

  • Canudos de plástico finos (+- 4 mm de diâmetro)
  • Clipes de metal
  • Tinta em relevo
  • Tinta acrílica na cor cinza, marrom 
  • Cola branca 
  • Lixa (pode ser a de unha)
  • fio de costura
  • Fio de cobre fino (utilizei aquele fios que ficam dentro dos cabos de rede)
  • Tubo de solda estanho 22g 1mm
  • LED de alto brilho 3 mm branco (um para cada poste) 
  • Resistor ( usará um para cada LED. Explicarei abaixo como descobrir qual resistor usar em relação a fonte de alimentação que você utilizará)
Ferramentas necessárias:
  • Alicate
  • Ferro de solda (eu usei este: Ferro de Solda Hikari Plus SC-30 220V)
  • Agulha ou alfinete
  • Pincel
  • Régua
  • Faca afiada ou estilete
Produção:

Primeiramente mostrarei como produzi-los e depois explicarei como liga-los todos a única fonte de energia. 


  1. Primeiramente observe a tensão da fonte de energia que tem a disposição ou arrume uma. No meu caso eu liguei no próprio controlador da Frateschi (http://www.frateschi.com.br/site/?page=controles), nas saídas de energia dos desvios C.A. (saídas verde e amarela), que fornecem 15 V de tensão ( Não utilizar as saídas de energia para os trilhos , vermelho e preta, pois quando você acelera e desacelera o trem a tensão varia). Caso você não utilize outro controlador procure qual a tensão que ele fornece e se há saídas úteis. Caso não consiga utilizar o controladores arrume um carregador de celular velho ou outra fonte que forneça um tensão .
      
    Potência
    30W
    C.C.
    0 - 15 V
    C.A.
    15 V
    Dimensões
    150x70x57 mm
    Entrada
    100/220 V
                              
  2. Com a tensão de sua fonte em mãos, é hora de calcular qual resistor usar. Os resistores serão soldados a uma das duas astes do LED de cada poste, e eles vão fazer o papel de acertar a tensão para que o LED receba a tensão certa e não queime. O LED utilizado requer uma tensão de 3 V A 3,2 V e uma Corrente de 30 mA. Para aquele que forem utilizar o controlador Frateschi, ou outra fonte com tensão de saída de 15 V, será necessário utilizar o Resistor 390R para cada LED. Se for utilizar uma fonte com tensão diferente basta utilizar o calculador de resistor para led neste link: ( http://www.robotizando.com.br/calculadora_leds.php ).Para utilizar a calculadora, vá em "Resistor para Led simples", depois coloque em "Vcc alimentação" a tensão de sua fonte, depois em "corrente" coloque 30 mA e em tipo de LED coloque branco. Clique em calcular e verá o valor do resistor. Quando for procurar o resistor procure por Resistor e "o valor do resistor calculado". 
  3. Antes de começar a soldar os LED, resistores e fios, vamos dar o formato da haste que segura a lampada do poste. Com o alicate entorte as hastes do LED dando um formato como na imagem abaixo, com uma primeira dobra de 45° próximo ao LED e de 90° na extremidade das hastes.
  4. Agora vamos fazer a parte elétrica primeiro. Ligue seu ferro de solda, pegue um LED já moldado e um Resistor, e separe dois fios finos de cobre com mais ou menos 20 cm de comprimento cada e de diferentes cores, para poder diferenciar o polo negativo do positivo. Para soldar não tenha medo, após o ferro de solda estiver quente, pegue o fio de solda estanho e aproxime do ferro de solda que por sua vez deve estar sobre o locar que vai soldar. Quando encostar o fio de solda no ferro de solda ele vai derreter , dai basta deixar este estanho líquido cair na junção em que você quer soldar. Caso tenha dúvida de como soldar veja este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=IszCgc6K_8g .
  5. Vamos começar soldando o resistor no Led. Agora, para facilitar, é recomendável outra pessoa segurar o Led e o resistor junto para você soldar, já que suas mão vão estar segurando o ferro de solda e a solda. Como mostrado na imagem abaixo, você deverá soldar o resistor na haste positiva, que é a mais comprida. Na outra imagem abaixo mostra a posição e o local que você deve soldar, ou seja junto a dobra de 90° que vc fez nas hastes do LED, lembrando que deve ser na haste mais comprida do LED , a positiva.
  6. Depois que soldou o resistor no LED, solde cada um dos dois fios separados anteriormente no outra ponta da haste do resistor e na haste do LED de menor comprimento , a negativa. Lembre-se de utilizar dois fios de cores diferentes e decore qual cor é o polo positivo, o que tem o resistor e qual cor é o negativo , o sem resistor.Você deverá usar este padrão nos outros postes para facilitar na hora da instalação. No meu caso eu utilizei o fio de cor azul para o polo positivo e branco e azul para  polo negativo, como na imagem abaixo.Vejas as imagens abaixo para facilitar o entendimento.
  7. É importante que as partes expostas de metal não se toque para que não haja suto circuito. Por tanto pegue um pequeno pedaço de fita isolante e passe nas parte onde há chance de relarem. Lembre-se que este sistema irá ser colocado dentro do canudo, então não exagere na fita, se não não irá caber. E também não precisa passar nas hastes do LED que ficarão expostas, pois apesar de estarem próximas, elas são rígidas o bastante para não se tocarem. Na imagem abaixo mostra a onde eu coloquei a fita, que é onde estão as extremidades soldadas das hastes do LED. São os únicos lugares que se tocavam, e esta parte ficará dentro do canudo.
  8.  Agora teste cada sistema, um de cada vez, em sua fonte para ver se não há problema e as guarde pois é a hora de iniciar a construção do poste. Pegue um canudo e corte para ficar com 9 cm de comprimento. Este será o poste em si, mas não se preocupe quanto a rigidez dele, uma vez que apesar de ser mole, quando inserir os fios  e resistor dentro dele, ele ficará bem rígido.
  9. Agora, com ajuda de um alfinete ou agulha faça dois furos em uma das extremidades do canudo. Os furos devem atravessar o canudo, serem paralelos um ao outro e perpendiculares, 90 grau, ao canudo, sendo o primeiro a 0,5 cm da extremidade do canudo e o outro a 1,5 cm da extremidade. Estes furo servirão para inserir as estacas que farão o papel daquelas madeira que seguram os cabos de energia.
  10. Agora pegue um clipe de metal e com o alicate corte pedaços retos de 1,5 cm. Serão necessários dois pedaços por poste. Depois de corta-los, insira cada um nos dois furos feitos anteriormente, como na imagem abaixo.
  11. Você viu na imagem acima que há outro furo grande abaixo das antes. Nós faremos ele agora. Este furo servirá para a saída das hastes do LED. Dobre o canudo a 3,5 cm da extremidade superior e então com uma tesoura faça um pequeno corte. Como mostra a imagem anterior e a a abaixo.
  12. Agora insira o sistema fios-resitor-LED no canudo pelo buraco feito anteriormente, inserindo primeiramente as pontas dos fio e depois puxando até que chegue as extremidades das hastes do LED, como nas imagens abaixo.
  13. Agora passe cola branca no buraco que você inseriu o sistema e na extremidade inferior do canudo para fixar os fios e LED no canudo e para evitar que a parte superior do canudo entorte para trás.
  14. Na extremidade superior, coloque tinta em relevo para tampar o buraco que ficou.
  15. Agora pinte o canudo de cinza, as duas estacas superiores de marrom e pronto! Abaixo vou mostra como instalar.
Intalação:
  1. Faça os furos na mesa para poder fazer as ligações por debaixo da maquete. 
  2. Ligue um fio de uma cor ao polo positivo da fonte e outro, de outra cor, no polo negativo. O fio deve ter um comprimento calculado antes e você deve traçar um caminho, ou uma sequencia por onde estes fios principais vão passar.
  3. Depois de instalar todos os postes, os fios deles estarão pendurados debaixo da maquete. Com um estilete ou faca afiada vá desencapando os dois fios principais e solde os fio dos poste, o negativo do poste no fio negativo principal e o positivo do poste no fio positivo principal. Assim os postes ficarão ligados em paralelo, e se um dele der problema, não vai interferir nos outos.
  4. Coloque uma chave no fio positivo, entre a fonte e o primeiro poste para poder ligar e desligar as luzes.
  5. Você também pode usar estes fios principais para ligar LED de dentro das casas, de sinaleiros ou outros tipos desde que sejam coerentes a tensão presente.
  6. Bom Divertimento !!!
Dúvida deixar nos comentários. Gostou, por favor compartilhe e ajude este blog a crescer! Obrigado

5 comentários: